quarta-feira, 12 de maio de 2010

A Polêmica Belo Monte

Temos que agir para que a linda paisagem à cima não seja totalmente transformada por ganância, por dinheiro, por lucros supérfulos.

Com projeto para ser instalada na região conhecida como Volta Grande do Rio Xingu, no Pará, a Usina de Belo Monte deve ser a terceira maior do mundo em capacidade instalada, atrás apenas das usinas de Três Gargantas, na China, e da binacional Itaipu, na fronteira do Brasil com o Paraguai. A construção de Belo Monte deve gerar 18 mil empregos diretos e 23 mil indiretos e deve ajudar a suprir a demanda por energia do Brasil nos próximos anos, ao produzir eletricidade para suprir 26 milhões de pessoas com perfil de consumo elevado. Os trechos acima foram retirados da reportagem do Jornal o Globo logo após a aprovação do projeto. O meu objetivo ao criar este blog foi manter as pessoas informadas a todo instante do que está acontecendo não só com o planeta inteiro mas principalmente com a nossa Amazônia. Qual é o impacto ambiental que poderá provocar uma grande Usina como esta no meio da maior floresta tropical do mundo, no meio do rio Xingu ?? Primeiramente lembrando que a Amazônia possui uma das maiores biodiversidades do mundo, diversas espécies de animais, e tipos de vegetações estarão seriamente ameaçadas. Quanto ao Rio Xingu: Isso causará uma redução drástica da oferta de água dessa região imensa, onde estão povos ribeirinhos, pescadores, duas terras indígenas, e dois municípios. O pior de tudo é que este projeto pode ser ineficiente pois pode não gerar a energia esperada devido as mudanças de vazão no rio ao longo do ano. "Dependendo da estação do ano, a vazão do rio Xingu pode variar entre 800 metros cúbicos por segundo e 28 mil metros cúbicos por segundo, o que faria com que Belo Monte pudesse produzir apenas 39% da energia a que tem potencial por sua capacidade instalada" diz Francisco Henardez (Entrevistado pelo jornal O Globo). Vejam só o absurdo que o Governo alega:
  • O presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Mauricio Tolmasquim, admite que Belo Monte não produzirá toda a energia que permitiria sua capacidade instalada, mas afirma que, mesmo assim, a tarifa será competitiva o bastante para justificar sua instalação.
  • Haverá projetos de preservação da fauna e da flora da região;
  • As familias ribeirinhas serão transferidas para um outro local onde possam manter condições similares de vida;
  • Nega que as tribos índigenas serão diretamente afetadas.
Será mesmo que o Brasil se preocupa com o aquecimento global ? Com a Amazônia ? Com as centenas de pessoas que serão prejudicadas e terão que mudar suas vidas de uma hora para a outra ? Com as diversas espécies de animais que serão ameaçados ? Pense nisso.

Bibliografia: O globo - <oglobo.globo.com> Acessado em 12 de maio de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário