domingo, 16 de maio de 2010

Fios de cabelo para ajudar na limpeza do Golfo do México


Uma maneira de eficaz encontrada para diminuir o alastramento de Petróleo pode ajudar na operação de limpeza do que, desde o dia 20 de abril, se espalha pelo Golfo do México, após a explosão da plataforma de petróleo da BP. Trata-se de barreiras feitas de cabelos e pelos de animais, envoltas em meias de nylon, que prometem absorver grande parte do óleo que já se aproxima das praias dos estados de Louisiana, Mississippi, Alabama e Flórida.
Fios de cabelos ficam facilmente oleosos, pois possuem alta propriedade de absorção em relação ao óleo. Partindo desse raciocínio, a empresa norte-americana Matter of Trust já está produzindo essas barreiras com sacos de nylon preenchidos com cabelos humanos e também com pelos de animais.
Segundo Lisa Gautier, co-fundadora da empresa, “Os cabelos agarram o óleo nas ondas e fazem com que elas saiam limpas”. Ainda segundo Lisa, 181 toneladas de cabelo estão sendo enviadas ao local do desastre para auxiliar na limpeza do Golfo do México.
Apesar da simples e prática ideia, especialistas realçam que o desastre no Golfo do México foi grande e mesmo as melhores alternativas serão insuficientes para acabar com o problema.

Bibliografia: Blog Biosfera - <www.biosferatv.com.br> - Veja <veja.abril.com.br> Acessado em 16 de maio de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário