segunda-feira, 17 de maio de 2010

Instituto Butantan pega fogo no dia 15 de Maio de 2010 e destói décadas de pesquisas









O instituto Butantan foi fundado em 23 de fevereiro de 1901 e abrigava uma das maiores coleções de serpentes do mundo, laboratórios sofisticados e o mais moderno centro de produção de vacinas, soros e biofármacos da América Latina.
É um centro de pesquisas biomédica vinculado à Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo e responsável pela produção de mais de 80% do total se soros e vacinas consumidas no Brasil. Sua missão é desenvolver estudos e pesquisas básicas na área de Biologia e Biomedicina relacionadas direta ou indiretamente com saúde pública. Um dos pontos turísticos mais visitados de São Paulo, pegou fogo neste último sábado dia 15 de Maio de 2010.
Mais de 80 mil exemplares da coleção de répteis, aracnídeos foram perdidos. Entre aranhas e escorpiões, a baixa foi de cerca de 450 mil espécimes, das quais milhares ainda não tinham sido descritas pelos biólogos do instituto.
O fogo começou entre 7h e 8h e foi controlado por volta das 10h. Foram necessários 10 viaturas e 50 homens do Corpo de Bombeiros para conter as chamas que segundo eles atingiram 75% do imóvel, que tem entre 600 e 700 m². A previsão é de que o resultado da perícia seja divulgado em 30 dias, porém tudo indica que o incêndio tenha sido causado por um curto-circuíto e o fogo foi se alastrando repidamente devido a quantidade de produtos inflamáveis no local.
A princípio, pensou-se que haviam sido destruídos os livros com os registros de coleta dos espécimes, de suas características e condições. Mas, ainda no fim de semana, confirmou-se que eles foram salvos.
O diretor do Butantan, Otávio Mercadante, afirmou ontem que é provável que espécies únicas tenham sido perdidas. "É uma perda incalculável, pois esses animais não têm valor estimado"
"– O prejuízo material, você recupera. O científico, não" afirmou.
Já Giuseppe Porto, diretor do Museu Biológico, disse que esse acervo de exemplares únicos "é uma série pequena, porém, importantíssima".

Bibliografia: Jornal O globo <www.g1.com.br> Wikipédia <www.wikipédia/instituto_butantan.com.br> Acessado em 17 de maio de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário