sábado, 18 de setembro de 2010

MPF pede ação de PF para retirar gado criado em terras públicas no PA

Segundo órgão, animais deveriam ter saído há cerca de dois anos e meio.
No pedido, instituição também pede para Ibama medir danos ambientais.
O Ministério Público Federal (MPF) entrou com pedido na Justiça Federal de Belém nesta semana para acionar a Polícia Federal a expulsar criadores de gado da Gleba Curuá, na cidade Altamira, no Pará. Segundo o órgão, a região ainda é habitada por bois piratas, nome dado ao gado criado em terra pública e geralmente desmatada de maneira irregular.

O local deveria ter sido desocupado há cerca de dois anos e meio, de acordo com o MPF, depois de decisão publicada pela Justiça Federal determinando a retirada imediata dos animais. A instituição lembra que a Gleba Curuá está localizada nos arredores da reserva indígena Baú, onde vivem índios kayapó.
O pedido para que a Polícia Federal seja acionada foi feito pelo procurador da República Felício Pontes Jr. Ele também pede que o Ibama e a Fundação Nacional do Índio (Funai) acompanhem a desocupação da área e que seja feito um levantamento sobre os danos ambientais causados pelo gado na região.
Segundo o MPF, a Gleba Curuá teve 6 km² de floresta devastada até março de 2008, quando foi proposta a ação judicial para retirada dos animais do local.

Acessado em: 18 de Setembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário